DIA DOS PAIS
Pesquisa do Sebrae-SP mostra um valor 47,5% maior em relação a 2021, quando o tíquete total foi de R$ 163,30
Os consumidores dos pequenos negócios pretendem gastar, em média, R$ 241 na compra total de presentes para o Dia dos Pais, o que equivale a praticamente dois presentes por consumidor. O valor é 47,5% maior em comparação com o número levantado em 2021, de acordo com a pesquisa “Quem compra do pequeno”, realizada pelo Sebrae-SP para traçar o perfil dos consumidores no Estado de São Paulo para a data. Entre julho de 2021 e julho de 2023, datas da realização das duas pesquisas, a inflação (IPCA) foi de 15.6%. Assim, há uma tendência de aumento real do tíquete médio.
A pesquisa ainda destaca o impacto da data para os pequenos negócios: cerca de 213 mil empresas serão beneficiadas, sendo 153.3 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e 59,4 mil micro e pequenas empresas (MPEs).
“Os dados mostram a relevância do Dia dos Pais para os pequenos negócios e traz informações importantes relacionadas aos meios de pagamento e comportamento de compra que podem servir de parâmetro para outras datas comemorativas”, afirma Felipe Ferreira de Barros, consultor da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP.
A pesquisa indicou que 36,5% dos consumidores vão gastar igual ao ano passado. Já 32% vão desembolsar um valor maior e 26% optaram por um gasto inferior em relação a 2022. Entre as opções mais populares, se destacam: roupas (46%), perfumes (26%), produtos de cuidados pessoais (23%), calçados (17%) e almoço ou jantar em restaurantes, pizzarias e bares (12%).
Em relação ao meio de pagamento, entre os consumidores que compram de pequenos negócios, a opção mais popular é o Pix com 55%, seguido do cartão de crédito (51%), dinheiro (37%) e cartão de débito (33%). A maioria, 71%, vai optar pelo pagamento à vista no momento da compra.
O preço (42%), a qualidade dos produtos (32%) e as ofertas/promoções (31%) são os principais fatores para os consumidores que preferem produtos de pequenos negócios. Quanto ao processo de compra, a maioria (54%) prefere a compra presencial e 48% planejam a compra antecipadamente.
A pesquisa completa está disponível no (Link).
Assessoria de Imprensa – Sebrae-SP