1) Para que a frase dita por uma determinada personagem apresente a relação correta entre os tempos verbais, deve ser redigida como indicado em:
(A) Eu poderia preveni-lo do perigo, antes que ele partisse para atravessar o deserto.
(B) Eu podia preveni-lo do perigo, antes que ele partirá para atravessar o deserto.
(C) Eu poderei preveni-lo do perigo, antes que ele partira para atravessar o deserto.
(D) Eu posso preveni-lo do perigo, antes que ele tivesse partido para atravessar o deserto.
(E) Eu terei podido preveni-lo do perigo, antes que ele partia para atravessar o deserto.
02. Analise as frases.
I. Ambos têm uma filha de três anos.
II. A opinião dos ortopedistas, pelo visto, caem no vazio.
III. No Brasil, existe meninas entre 3 e 10 anos com hora marcada no salão...
Quanto à concordância verbal, está correto apenas o contido em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e III.
(E) II e III.
3. Assinale a alternativa em que o verbo em destaque está devidamente flexionado.
(A) Sem que soubermos, estamos gerando crianças-adultos, que dificilmente chegarão à maturidade.
(B) Sem que sabemos, estamos gerando crianças-adultos, que dificilmente chegarão à maturidade.
(C) Sem que saibamos, estamos gerando crianças-adultos, que dificilmente chegarão à maturidade.
(D) Sem que saberemos, estamos gerando crianças-adultos, que dificilmente chegarão à maturidade.
(E) Sem que sabíamos, estamos gerando crianças-adultos, que dificilmente chegarão à maturidade.
4) Assinale a alternativa cuja frase está escrita de acordo com a norma-padrão de concordância verbal e nominal.
(A) Aos fins de semana, meu filho sempre traz consigo roupas para lavar, as quais enchem uma mala.
(B) Lavar roupas exige várias habilidades: uma delas é saber como funciona as máquinas de lavar.
(C) Aprender a lavar roupas exigem atenção à quantidade de sabão e de água que se adiciona à máquina.
(D) O conhecimento dos tecidos são importante para usar o ferro de passar roupa corretamente.
(E) São necessários paciência e atenção para se pôr em prática as instruções do manual do ferro de passar roupa.
5) Sobre os recursos das sintaxes de oração e de período, de concordância e de regência empregados no texto, avalie as seguintes afirmações:
“Quando eu tinha os meus 15 anos e traduzia na classe de grego do Pedro II a ‘Ciropédia’, fiquei encantado com esse nome de uma cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Pérsia, para lá passar os verões.
1- O primeiro período do texto inicia com orações subordinadas adverbiais temporais, seguindo-se a principal e conclui-se com adverbial final reduzida de infinitivo.
2- Em: “Peguei do lápis e do papel, mas o poema não veio.”, o verbo pegar poderia vir desacompanhado de preposição sem prejuízo de significado.
3- “Se há belezas em Vou-me embora pra Pasárgada, elas não passam de acidentes.”. Nessa frase há um desvio de concordância, por licença poética, porque o verbo haver não está concordando com “belezas”. São corretas as afirmações:
A) 1, 2 e 3.
B) 1 e 3, somente.
C) 2 e 3, somente.
D) 1 e 2, somente.
6) Em “Há sempre outra autoridade, ainda mais alta,”, o emprego do singular na forma verbal em destaque deve-se:
a) à impessoalidade do verbo “haver” no contexto.
b) à concordância entre o verbo e o sujeito “autoridade”.
c) ao emprego do advérbio sempre com sentido atemporal.
d) ao sujeito desinencial subentendido pelo verbo “haver
7) Assinale a alternativa em que a forma verbal em negrito está empregada corretamente.
(A) Quando fazer sol, iremos caminhar no parque.
(B) Receiamos que chova, então sairemos de carro.
(C) Nós nunca reaviamos os guarda-chuvas perdidos.
(D) Parece que vai chover; leve o guarda-chuva para se precavir.
(E) Quando previrem alguma mudança no tempo, avisem-nos