A Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), viabilizou condições especiais de crédito de até R$ 283 milhões -- com juro zero -- para obras emergenciais nas cidades que sofreram com as fortes chuvas que atingiram o litoral de São Paulo durante o Carnaval.
Com a retirada da taxa de juros da Linha Municípios Sustentáveis (LMS), os municípios atingidos terão crédito sujeito apenas à incidência da Selic. O prazo total é de 120 meses com 12 meses de carência para início do pagamento. Antes da situação emergencial, as taxas tinham acréscimo de 3% ao ano sobre a Selic.
A condição especial de crédito, sem juros, vale para os seis municípios que tiveram situação de calamidade pública decretada pelo governador Tarcísio de Freitas no dia 19 de fevereiro: São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Guarujá e Bertioga.
Para que a obra pública possa contar com a linha excepcional LMS, terá de ser classificada como empreendimento de mitigação, recuperação ou de prevenção a risco de desastres climáticos e ambientais pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). Serão aceitas as operações contratadas, dentro dos requisitos pré-estabelecidos, até 31 de dezembro de 2023.
Sobre a Desenvolve SP
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Desenvolve SP é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado. Para consultar e solicitar financiamentos acesse clique aqui.