Verão exige ainda mais cuidados de proteção contra o Sol Não podemos dizer que o Sol é um vilão, já que ele traz benefícios à saúde e, o mais importante, pois sem ele não haveria vida na terra. Mas, quando ocorre a exposição solar indevida, ele pode nos causar queimaduras, envelhecimento, câncer de pele, dano ocular, alergias e alterações imunológicas. Por isso da importância do uso do protetor solar e de outros cuidados com o Sol.
O Sol produz vários tipos de irradiação. O horário de maior radiação solar é entre 10 e 16 horas. É nesse período que ele causa mais danos ao nosso organismo, e por isso, a exposição solar deve ser bastante restrita durante esse horário.
A roupa também nos protege das radiações solares. As que mais protegem são as de tecido com cor escura e que tem trama mais apertada, ou seja, aquele tecido que é menos transparente. O chapéu também nos dá uma certa proteção e quanto maior a aba maior será a proteção. Os óculos de sol protegem os olhos, dependendo do tamanho e forma do mesmo.
A sombra protege um pouco dos problemas causados pela exposição excessiva ao Sol. No entanto, a radiação pode ser refletida pelas superfícies brancas, então não adianta pensar que ficar embaixo do guarda sol, ou na sombra, seja o suficiente para evitar problemas causados pelo Sol.
No dia a dia, devemos aplicar o protetor solar pela manhã, na hora do almoço e no meio da tarde. O filtro solar deve ser usado em todas as épocas do ano, e não apenas nos dias ensolarados.
O filtro solar deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição ao Sol, para que haja a absorção completa pela pele, e usar no mínimo o fator de proteção solar (FPS) 15, e reaplicá-lo de tempo em tempo.
Não podemos nos esquecer dos lábios, orelhas, pés, mãos e olhos que têm que ser protegido pelo uso dos óculos de sol.
Texto adaptado de: