1º Bimestre
Números e operações
• Reconhecimento de outros
sistemas de numeração (indu, romano, maia, arábico) em contexto da História da
Matemática para a compreensão da importância do número para a civilização atual
• Sistema de Numeração Decimal:
– Registro, leitura e escrita numérica de grandes quantidades;
– Composição e decomposição;
– Comparação de números e representação na reta numérica;
– Situações-problema envolvendo as quatro operações e o Sistema Monetário
Brasileiro – explorando a diversidade de procedimentos e de registros
• Números decimais:
– Leitura, escrita, comparação e ordenação de registros numéricos pela
compreensão de características dos números decimais (valor posicional, função
da vírgula);
– Equivalência de números decimais com diferentes números de casas decimais por
meio de complementação de 0 (zero) (1,5 = 1,500);
– Resolução de situações-problema envolvendo decimais com dinheiro e medidas
com situações de adição e subtração explorando a diversidade de procedimentos e
de registros
• Reconhecimento de números naturais e de números racionais (decimais e
fracionários) no dia a dia
• Reconhecimento de múltiplos e divisores em contextos do cotidiano:
– x 2 = número par, dobro;
– x 3 = triplo;
– x10, x100, x1000
• Resgate da contagem por agrupamento:
-Porcentagem em contextos significativos (10%; 25%; 50%; 75%; 100%)
relacionados a decimais
• Números fracionários:
– Resolução de situaçõesproblema envolvendo números fracionários (parte,todo e
fração de quantidade) no contexto social;
– Resolução de problemas envolvendo ideia de equivalência e desigualdades de
frações
• Formulação, interpretação de situações-problema envolvendo as quatro operações
(adição, subtração, multiplicação e divisão) que envolvam números naturais e
números racionais (fração e número decimal) especificamente:
-Multiplicação: natural x fração; natural X decimal;
– Divisão: natural ÷ natural; fração ÷ natural;
– Fração de quantidade para cálculo de porcentagem simples (10%; 25%; 50%;
75%);
– Adição e subtração de frações com denominadores diferentes por meio das
equivalências;
– Cálculo mental: cálculo aproximado, estimativa, uso da calculadora,
socialização de estratégias de conferência
2º Bimestre
Grandezas e medidas
• Construção e utilização
adequada dos principais instrumentos de medidas presentes no contexto
sociocultural:
-Régua
-Fita métrica
-Balanças
-Recipientes graduados
-Relógios
• Realização de leituras de medidas em instrumentos que expressem o resultado
por número decimal.
• Socialização de procedimentos e de registros de medições de: tempo,
capacidade, massa, comprimento.
• Resolução de situações-problema significativas que requeiram transformações
mais importantes e a descoberta de suas relações: – Comprimento (Km/m; m/dm; m/
cm; cm/mm; m/ mm); Superfície (m2/dm2 e dm2/ cm2); Massa (Kg/g; g/mg; t/kg);
Capacidade (L/mL); Tempo: (h/min; min/seg; dia/hora; semana/dia; mês/dia;
ano/dia; ano/ mês)
• Interpretação, criação e produção de textos que constem informações que
envolvam medidas
• Reconhecimento da presença e da importância das medidas em outras áreas do
conhecimento e nas profissões
• Reconhecimento da evolução das medidas e de seus instrumentos na história da
civilização
• Relacionamento das principais frações das principais unidades de medidas
(Exemplo: ½ Metro = 50 cm; ¼L = 250 mL; ½ de hora = 30 min)
• Medidas de comprimento e área: cálculo do perímetro e da área de figuras
desenhadas em malhas quadriculadas e comparação de perímetros e áreas de duas
figuras sem uso de fórmulas
• Sistema Monetário Brasileiro:
-Utilização em situações-problema que envolvam a relação custo X mercadoria
3º Bimestre
Espaço e forma
• Reconhecimento e
representação de deslocamentos e orientações por meio de mapas
• Representação de locais, espaços e edificações por meio de maquetes
utilizando poliedros, esferas, cilindros e cones
• Ampliação e ou redução de figuras por meio de desenhos ou figuras mantendo as
devidas proporções com recursos do quadriculamento
• Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre poliedros (prismas,
pirâmides e outros) identificando elementos semelhantes e diferentes (faces,
vértices e arestas)
• Cálculo do perímetro e da área de figuras planas a partir de situações-
problema
• Identificação dos principais quadriláteros e suas propriedades
• Construção de sólidos geométricos: composição e decomposição
• Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza, nas criações
artísticas, na tecnologia e na arquitetura Identificação de figuras espaciais
por meio de suas vistas: frontal, lateral e superior.
4º Bimestre
Tratamento da informação
• Leitura e interpretação de
informações presentes nos meios de comunicação e no comércio, registradas por
meio de tabelas e gráficos
• Registros de eventos na reta da linha do tempo
• Noções de combinação associada à multiplicação e tabela
• Situações-problema simples, envolvendo noções de possibilidade e
probabilidade
• Construção e interpretação de gráficos de colunas, barras e produção de
textos
• Interpretação de gráficos de setor
• Situações-problema envolvendo interpretação de tabelas e gráficos.