Estudo da ABF faz retrato das 50 Maiores Redes de Franquia por Unidades no Brasil e traz novo líder
- Rede Cacau Show chega ao 1º lugar da lista pela primeira vez, com variação positiva de mais de 30% no número de operações, seguida de O Boticário
- Para analisar mais de perto o movimento das franquias de baixo investimento, entidade traz ranking com as Top 10 Microfranquias por unidades
- 20 redes compõem o seleto grupo das marcas com mais de 1.000 franquias e 14 ingressaram no estudo deste ano (50 Maiores e 10 Microfranquias)
São Paulo, fevereiro de 2023 – O Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Unidade realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising aponta movimentações importantes e como as redes mantiveram sua expansão em um ano de forte recuperação do setor. O levantamento deste ano traz uma novidade: a rede Cacau Show (Alimentação) alcançou o primeiro lugar da lista pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada, com 3.763 operações no ano passado contra 2.827 no período anterior, uma variação positiva de 33,1%, a maior entre as Top 10 do ranking das 50 Maiores Franquias. Mantendo um acelerado ritmo de expansão e adotando novas estratégias, como um modelo de negócio de menor investimento, a fabricante de chocolates já vinha em trajetória de crescimento nos últimos levantamentos. O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) vem em segundo lugar, com 3.687 unidades ante 3.652 no período pesquisado e variação de 1%. Já o McDonald’s (Alimentação - Food Service) se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias no ano passado contra 2.585 em 2021 e 0,4% de variação.
A lista das Top 10 do ranking das 50 Maiores é completada pelas redes Colchões Ortobom (Casa e Construção), que subiu do quinto para o quarto lugar, de 2.078 para 2.373 operações, cuja variação, de 14,2%, foi a terceira maior entre as Top 10. Na quinta posição está a Odontocompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que avançou do 12º lugar, de 1.631 para 1.998 unidades, e registrou a segunda maior variação positiva no seleto grupo das 10 maiores, 22,5%. Em seguida figura a Subway (Alimentação – Food Service), que subiu do sétimo para o sexto lugar e somou 1.861 operações. A sétima posição é ocupada pela AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição), que totalizou 1.774 unidades. A Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios) ocupa o 8º lugar, tendo subido uma posição, com 1.755 operações. A rede Lubrax+ (Serviços Automotivos) também subiu uma colocação, figurando em 9º, com 1.711 unidades. E a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) completa as Top 10, tendo avançado do 14º lugar, com 1.460 franquias.
O predomínio entre as Top 10, portanto, se manteve dentre as marcas do segmento de Alimentação, igualmente com quatro delas, como no levantamento do ano passado. A seguir figuram as de Saúde, Beleza e Bem-Estar (três), e uma representante dos segmentos de Casa e Construção, Serviços e Outros Negócios, e Serviços Automotivos.
De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “o estudo das 50 Maiores deste ano traz muitas movimentações importantes, começando com o novo líder. Embora tenha crescido a participação de redes de Alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada. Por fim, entendemos que a implantação de novos modelos de negócio para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes”.
O levantamento da ABF envolve exclusivamente marcas associadas, é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. O sistema audita eletronicamente essas informações por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados. A exemplo do que ocorreu em 2022, o ranking deste ano envolve 52 marcas em virtude do empate em duas posições (na 30ª e na 46ª). O levantamento revelou também que do total de 52 redes, 16 contam com 1.000 ou mais unidades, somando juntas 50.921 operações ante 48.040 na edição anterior, um crescimento de 6%. Para observar mais de perto o segmento de microfranquias - que vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos – e as características de seu modelo de negócios, a ABF optou por retomar o Ranking das 10 Maiores Microfranquias por Unidades de forma separada, conforme será exposto mais à frente. De acordo com a ABF, são classificados como Microfranquias os modelos de negócio com investimento inicial até R$ 105 mil.
Destaques entre a 11ª à 50ª posição e ingresso de marcas
O recorte da 11ª posição à 20ª começa com o Burger King Brasil (Alimentação – Food Service), com 1.255 operações, tendo avançado quatro posições. Neste grupo, todas as redes aumentaram seu número de operações, com destaque para o Bob’s (Alimentação – Food Service), com 997 operações e que subiu seis colocações, apresentando a maior variação positiva nesse recorte (2,0%). Outro destaque foi a Chilli Beans (Moda), que também subiu seis posições, com 966 operações.
No intervalo da 21ª posição à 30ª, destacaram-se as redes Nutrimais (Alimentação – Comércio e Distribuição), na 28ª posição, com 658 operações e variação de 14,4%, e a Localiza (Serviços e Outros Negócios), em 30º lugar e variação de 11,3%.
Da 31ª à 40ª posição, as redes que apresentaram maior expansão foram: Casa do Construtor (Casa e Construção), que voltou ao ranking este ano, avançando do 56º para o 35º lugar, de 398 para 528 unidades, e apresentou a maior variação positiva neste bloco, de 32,7%; a estreante Lupo (Moda) com variação positiva de 29,6%, a segunda maior, saltando da 55ª para a 37ª posição, de 398 para 516 unidades; o Mercadão dos Óculos (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 610 franquias (30º lugar) e variação de 20,8%; a Kopenhagen (Alimentação – Comércio e Distribuição), que subiu do 45º para o 38º lugar, de 446 para 512 operações (variação de 14,8%); a Havaianas (Moda), que saltou da 44ª para a 32ª colocação, ampliando seu número de franquias de 490 para 562 (+14,7%), e a rede Oral Sin Implantes (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que estreia no ranking, subindo do 60º para o 40º lugar, de 364 para 453 operações e com a terceira maior variação deste grupo (24,5%).
Já no último bloco (41ª à 50ª posição) está o maior número de marcas ingressantes no ranking e também as maiores variações positivas. O Empório Mineiro Cheirin Bão (Alimentação – Food Service), outro estreante, saltou da 98ª para a 45ª posição, passando de 230 para 414 operações, e registrou a segunda maior variação de todo o ranking: 80%. Já a rede Mais 1 Café (Alimentação – Comércio e Distribuição), estreante que avançou do 119º para o 48º lugar, foi a recordista em expansão em todo o ranking, com um índice de 108,5% e um salto de 189 para 394 unidades. Completam as ingressantes deste ano as redes Clube Melissa (Moda) do 57º para o 46º lugar empatada com a Microlins (Educação); Chocolates Brasil Cacau (Alimentação – Comércio e Distribuição), do 58º para o 47º; Giraffas (Alimentação – Food Service), do 62º para o 49º, e Hinode (Saúde, Beleza e Bem-Estar), do 59º para o 50º lugar.
Outro ponto de destaque do estudo é o fato de que dentre as marcas participantes, há várias com capital aberto, a exemplo de Arezzo, Burger King Brasil, CVC Brasil, Espaçolaser, Hering Store, Localiza, Lubrax+ e McDonald’s. “Trata-se de uma presença expressiva que mostra o potencial do setor e aponta mais um caminho de acesso a capital e de desenvolvimento para as franquias, além de ser também um sinal do interesse por parte dos investidores por ativos com este perfil”, observa o presidente da ABF.
Segmentos, formatos e tempo como franqueadora
Neste ano, o retrato das 50 Maiores traz uma predominância de Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) com 36% de participação, seguido de Serviços Automotivos (15%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (13%). O formato loja predomina com 92%; 75% das marcas têm mais de 10 anos como franqueadora; 88% são sediadas no Sudeste e 44 são brasileiras.
10 Maiores Microfranquias por Número de Unidades
Para continuar aprimorando seu monitoramento do mercado de franquias brasileiro, a ABF optou este ano por retomar a sua lista separada de maiores microfranquias. Isso foi feito para acompanhar mais de perto o expressivo crescimento deste segmento e as características de suas operações.
O estudo das Top 10 Microfranquias no Brasil 2022 traz a rede Gazin Semijoias (Moda) na liderança do ranking e que teve variação positiva de 51%, saltando de 2.083 para 3.138 operações. Em segundo lugar, a Prudential (Serviços e Outros Negócios), passou de 1.646 operações para 1.907, com variação de 16%, e a rede Kumon (Educação) vem logo a seguir, em terceiro lugar, com 1.550 unidades.
Seguindo a lista, temos a Market4U (4º, estreando), a Acqio (5º) e a Credfácil (6º, também pela primeira vez), todas do segmento de Serviços e Outros Negócios. A marca CEOPAG (Serviços e Outros Negócios) voltou ao ranking no 7º lugar, com 83% de variação. Na 8ª posição está a rede +Ágil (Serviços e Outros Negócios), que manteve seu volume de operações estável. Outra estreante, a Touti (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 9º lugar, apresentou variação positiva de 84%. Fechando a lista está a Clube Turismo, com 535 unidades.
As marcas integrantes do ranking de microfranquias somam 10.993 operações versus 7.367 em 2021, o que representa um expressivo crescimento de 49%. Neste grupo, predominam redes de Serviços e Outros Negócios (58%), operações do tipo Outros Formatos (home based, virtuais etc.), 72%, e redes mais jovens (50% até 6 anos). Em relação à sede, há um relativo equilíbrio entre Sudeste (40%), Sul (40%) e Nordeste (20%). Nove são brasileiras e uma tem origem no Japão (Kumon). Além disso, quatro têm mais de mil unidades.
10 MAIORES MICROFRANQUIAS NO BRASIL POR NÚMERO DE UNIDADES (2022)
Para a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, “o levantamento das Top 10 Microfranquias no Brasil demonstra, como já apontavam outros estudos da ABF, que os modelos de menor investimento vêm crescendo de forma acelerada, tendo como destaque operações virtuais e home based, mas não exclusivamente. Além disso, podemos observar também que outros mercados continuam a ver no franchising uma plataforma eficiente e ágil para expandir seus negócios”.
RANKING ABF DAS 50 MAIORES REDES DE FRANQUIAS POR NÚMERO DE UNIDADES (2022)
POSIÇÃO 2022 | POSIÇÃO 2021 | MARCA | OPERAÇÕES 2022 | OPERAÇÕES 2021 | VARIAÇÃO |
1º | 2º | CACAU SHOW | 3763 | 2827 | 33,10% |
2º | 1º | O BOTICÁRIO | 3687 | 3652 | 1,00% |
3º | 3º | MCDONALD´S | 2595 | 2585 | 0,40% |
4º | 5º | COLCHÕES ORTOBOM | 2373 | 2078 | 14,20% |
5º | 12º | ODONTOCOMPANY | 1998 | 1631 | 22,50% |
6º | 7º | SUBWAY | 1861 | 1862 | -0,10% |
7º | 8º | AM/PM | 1774 | 1841 | -3,60% |
8º | 9º | SEGURALTA - BOLSA DE SEGUROS | 1755 | 1682 | 4,30% |
9º | 10º | LUBRAX + | 1711 | 1668 | 2,60% |
10º | 14º | ÓTICAS CAROL | 1460 | 1460 | 0,00% |
11º | 15º | BURGER KING BRASIL | 1255 | 1242 | 1,00% |
12º | 16º | SHELL SELECT | 1213 | 1197 | 1,30% |
13º | 17º | BR MANIA | 1184 | 1184 | 0,00% |
14º | 19º | JET OIL | 1137 | 1149 | -1,00% |
15º | 18º | CVC BRASIL | 1076 | 1165 | -7,60% |
16º | 21º | WIZARD BY PEARSON | 1000 | 1102 | -9,30% |
17º | 23º | BOB´S | 997 | 977 | 2,00% |
18º | 24º | CHILLI BEANS | 966 | 966 | 0,00% |
19º | 22º | CORREIOS | 964 | 979 | -1,50% |
20º | 25º | HELP! LOJA DE CRÉDITO | 824 | 876 | -5,90% |
21º | 29º | OGGI SORVETES | 808 | 745 | 8,50% |
22º | 30º | ESPAÇOLASER | 765 | 717 | 6,70% |
23º | 27º | FISK CENTRO DE ENSINO | 753 | 765 | -1,60% |
24º | 32º | CHIQUINHO SORVETES | 725 | 665 | 9,00% |
25º | 31º | CCAA | 705 | 710 | -0,70% |
26º | 33º | HERING STORE | 681 | 640 | 6,40% |
27º | 34º | CNA | 674 | 632 | 6,60% |
28º | 35º | NUTRIMAIS | 658 | 575 | 14,40% |
29º | 28º | DIA% | 612 | 750 | -18,40% |
30º | 39º | LOCALIZA | 610 | 548 | 11,30% |
30º | 42º | MERCADÃO DOS ÓCULOS | 610 | 505 | 20,80% |
31º | 38º | REMAX | 571 | 549 | 4,00% |
32º | 44º | HAVAIANAS | 562 | 490 | 14,70% |
33º | 36º | KNN IDIOMAS | 558 | 564 | -1,10% |
34º | 41º | SPLASH (REDE IGUI) | 549 | 506 | 8,50% |
|
|
|
|
|
|
35º | 56º | CASA DO CONSTRUTOR | 528 | 398 | 32,70% |
36º | 43º | 5ÀSEC | 526 | 501 | 5,00% |
37º | 55º | LUPO | 516 | 398 | 29,60% |
38º | 45º | KOPENHAGEN | 512 | 446 | 14,80% |
39º | 46º | SOLARPRIME | 469 | 443 | 5,90% |
40º | 60º | ORAL SIN IMPLANTES | 453 | 364 | 24,50% |
41º | 46º | AREZZO | 442 | 443 | -0,20% |
42º | 50º | CASA DE BOLOS | 439 | 406 | 8,10% |
43º | 49º | CARMEN STEFFENS | 437 | 419 | 4,30% |
44º | 48º | SORRIDENTS | 435 | 420 | 3,60% |
45º | 98º | EMPÓRIO MINEIRO CHEIRIN BÃO | 414 | 230 | 80,00% |
46º | 57º | CLUBE MELISSA | 401 | 392 | 2,30% |
46º | 54º | MICROLINS | 401 | 401 | 0,00% |
47º | 58º | CHOCOLATES BRASIL CACAU | 399 | 384 | 3,90% |
48º | 119º | MAIS 1 CAFÉ | 394 | 189 | 108,50% |
49º | 62º | GIRAFFAS | 365 | 356 | 2,50% |
50º | 59º | HINODE | 356 | 366 | -2,70% |
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
|
José Nunes Pereira
CONTATO: José Nunes Pereira
imparcialismo@gmail.com