CMC PUBLICAÇÕES

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Aula 5º ano - figuras geométricas

 Habilidades Essenciais: (EF05MA16-D) Associar figuras espaciais a suas planificações, prismas, pirâmides, cilindros e cones, bem como analisar, nomear e comparar seus atributos, em um contexto significativo, com estímulos visuais

Tema/ objeto de conhecimento: 

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características: características das figuras planas e não planas, poliedros e corpos redondos. 

Figuras geométricas espaciais 

As formas geométricas espaciais estão presentes em nosso cotidiano. Ao observarmos objetos ao nosso redor, conseguimos relacioná-los aos sólidos geométricos, por exemplo: uma bola de futebol se parece com uma esfera, uma casquinha cônica de sorvete parece um cone, um dado parece um cubo, uma caixa de sapato parece um paralelepípedo (bloco retangular) e assim por diante, entre tantos outros exemplos. 

As formas geométricas espaciais são aquelas que possuem volume, diferente das figuras geométricas planas. As formas geométricas espaciais se dividem em dois grandes grupos: os poliedros e os corpos redondos. Os poliedros possuem apenas faces planas, enquanto os corpos redondos, possuem faces arredondadas e possuem também a característica de “rolar”. 

Vejamos alguns exemplos:










Dentro do conjunto de todos os poliedros, existem dois grupos muito importantes: os prismas, que possuem duas bases congruentes e paralelas em planos distintos; e as pirâmides, que possuem apenas uma base poligonal. 





Em relação aos poliedros, devemos conhecer os três elementos que formam um poliedro: face (região plana), aresta (encontro das faces) e vértice (encontro das arestas)


Exemplo: O paralelepípedo possui 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. 




Sabendo identificar quais são as formas das faces e a quantidade de cada, podemos planificar cada sólido geométrico estudado. 


Planificação de sólidos geométricos 

A planificação de sólidos geométricos é uma forma de apresentar os sólidos usando apenas um plano, ou seja, é uma forma de representar um objeto tridimensional em apenas duas dimensões. Para tanto, basta construir cada superfície externa do sólido do modo como essa figura seria no plano, respeitando suas medidas.


Exemplo de figuras planificadas