Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla: cannabis é aliada no tratamento
De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), cerca de 40 mil pessoas no Brasil são atingidas pela doença. No mundo, esse número chega a quase 3 milhões. Com o intuito de reforçar a importância do diagnóstico, existe o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrado no dia 30 de agosto. A patologia, que ataca o sistema nervoso central, é autoimune, sem cura e o tratamento convencional envolve medicamentos como imunossupressores, corticoides, anti-inflamatórios e quimioterapia. Nesse cenário, ao possibilitar um tratamento com efeitos colaterais reduzidos e bem menos nocivos, a cannabis medicinal tem sido utilizada de forma bastante eficaz pelos pacientes.
A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica em que o sistema imunológico passa a agredir os neurônios, o que afeta a estrutura e as funções dessas células que são essenciais para o funcionamento do corpo humano. Progressivamente, os neurônios da pessoa afetada deixam de se comunicar com o cérebro, um processo irreversível e potencialmente debilitante. O resultado são alterações na visão, na sensibilidade do corpo, no equilíbrio, no controle esfincteriano e na força muscular dos membros, com consequente redução na mobilidade e locomoção.
Cannabis medicinal possibilita melhora aos pacientes
O canabidiol, molécula integrante da cannabis, é responsável por atuar no sistema nervoso central e apresenta efeitos positivos no tratamento de doenças degenerativas, como é o caso da esclerose múltipla. De acordo com o neurologista Diego Silvério Gonzaga, médico da Gravital, clínica especializada em tratamentos à base de cannabis, é possível utilizar o óleo de CBD para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com esclerose múltipla, uma tentativa de reduzir a progressão da doença inflamatória. “Em geral, temos bons resultados nas dores crônicas, aumento de apetite, disposição para atividades diárias e qualidade do sono”, afirma ele.
Pesquisas comprovam que a planta auxilia no alívio de diversos sintomas ligados à condição, como rigidez muscular, dor e fadiga. A melhora sintomática possibilita ao paciente ter mais mobilidade, disposição e menos dores, o que consequentemente acarreta uma melhora na qualidade de vida. Ainda, segundo o neurologista, o tempo de resposta varia entre os indivíduos, mas em geral, ao final do primeiro mês de tratamento já se espera alguma melhora. “Temos pacientes com esclerose múltipla e as respostas têm sido as mais diversas, desde melhora no sono, até redução das dores e estabilidade das crises”, finaliza ele.
Sobre a Gravital Fundada no Rio de Janeiro em 2019, a Clínica Gravital é a primeira clínica médica focada em tratamento à base de cannabis medicinal do Brasil. Possui hoje seis unidades no País: Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Natal (RN). Oferece consultas presenciais e a distância, através de telemedicina.
Com uma equipe multidisciplinar, atende pacientes em tratamentos de condições clínicas como insônia, doenças autoimunes, dores crônicas, fibromialgia, enxaqueca, autismo, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, entre outras. Quase 7 mil consultas já foram realizadas pela rede, que tem mais de 30 médicos e mais de 10 especialidades diferentes. Possui também o Clube Gravital, primeiro serviço de saúde por assinatura focado em terapia à base de cannabis no Brasil. SERVIÇO Para conhecer mais sobre a Gravital, visite o site Contatos para público: Fone: 0800 591 7788 WhatsApp: (21) 95901-7011
Contatos para imprensa OS2 Comunicação |