Agentes de saúde realizam testes de glicemia gratuitos, aferição de peso,
altura e circunferência abdominal
No próximo dia 25 de agosto, a estação Tatuapé da CPTM recebe a segunda edição da campanha Diabetes no Alvo. Idealizada pela ONG ADJ Diabetes Brasil, a iniciativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os passageiros que utilizam as estações da CPTM sobre a importância de se realizar o teste de glicemia precocemente e conhecer seu risco de desenvolver diabetes tipo buscando evitar complicações causadas por um diagnóstico não conhecido do diabetes.
Agentes de saúde estarão na estação, entre 9h e 16h, realizando os testes de glicemia, aferição de peso, altura e circunferência abdominal, aplicação de questionário para avaliar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos 10 anos, além de orientações. Todos saem com o resultado por escrito. A participação é gratuita e quem estiver passando por lá também poderá tirar fotos em um painel instagramável educativo.
“A ADJ Diabetes Brasil vem realizando uma série de eventos com o intuito de conscientizar e levar o máximo de informações sobre esta condição que atinge mais de 16 milhões de brasileiros, fazendo do país o 5º no mundo com maior prevalência de diabetes”, conforme explica o Dr. Ronaldo Pineda Wieselberg, vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil. A primeira ação aconteceu em julho no Metrô Itaquera. (veja as fotos – clique aqui) O médico completa reforçando a importância de ações como a Campanha Diabetes no Alvo, que estimula o diagnóstico precoce: “É uma iniciativa necessária, já que um em cada dois adultos no mundo não tem o diagnóstico, segundo o Atlas da Federação Internacional da Diabetes (IDF) de 2021”.
A doença
O diabetes é uma condição crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Esse aumento pode acontecer devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, cuja principal função é favorecer a entrada da glicose nas células para gerar energia.
Os casos mais comuns são de diabetes tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 costuma acometer crianças e adolescentes e é considerado uma doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células beta e faz com que o pâncreas pare de produzir insulina. O tipo 2 é a forma mais comum da doença. Representa 90% dos casos e surge quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou até mesmo não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.
Um dos principais fatores de risco para se desenvolver diabetes tipo 2 é a obesidade, conforme explica o vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil: “Além da obesidade, existem outras condições a serem observadas, como a hereditariedade, a má alimentação, alterações prévias de glicemia (pré-diabetes), o sedentarismo e a pressão alta. Ao ser diagnosticada com diabetes, a pessoa precisa fazer algumas adaptações na rotina, especialmente no que diz respeito à alimentação e à prática de exercícios físicos”.
A Campanha Diabetes no Alvo será realizada em parceria com a Merck e conta com o apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Para participar, basta comparecer, no dia 25 de agosto, entre às 9h e às 16h.
"A ADJ tem uma jornada que se destaca em inspirar, cuidar e capacitar de pessoas com diabetes e a parceria com a Merck fortalece o legado de promoção da saúde, com a busca incansável para proteger e fortalecer esses indivíduos", Fabiana Mandel Cyrulnik, Gerente Médica de Diabetes e Obesidade da Merck.
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Sobre a ADJ Diabetes Brasil
Fundada em 1980, a ADJ Brasil Diabetes é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover educação para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A entidade atende pessoas com todos os tipos de diabetes e oferece, de forma gratuita, uma ampla gama de serviços nas áreas de enfermagem, nutrição, podologia e psicologia, entre outros. Desde 1999, a ADJ é membro da International Diabetes Federation (IDF). Para conhecer mais, acesse o site da ADJ.
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