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terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Brasileiros querem ficar em casa no primeiro Carnaval após a pandemia

 

68% dos brasileiros vão curtir o Carnaval em casa; 15% vão trabalhar; 14% optaram por viagens e 7% por festejar a data e pesquisa revela comportamentos, números e tendências para o feriadão
 


São Paulo, Fevereiro de 2023 - Em 2023 acontece o primeiro Carnaval após a pandemia e grande período de isolamento social. E como estão as expectativas dos brasileiros para o feriadão mais aguardado do ano? A Hibou - empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo - em parceria com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners. co, conduziu o "Pulso de Carnaval de 2023". Foram mais de 1800 respostas válidas, por meio de painel digital, entre 26 e 29 de novembro de 2022.

 

Vai fazer o que no Carnaval?

A pergunta é recorrente, afinal de contas é o feriado prolongado mais esperado pelos brasileiros. Embora 68% tenham afirmado que vão passar o período em casa e outros 15% vão seguir com a rotina de trabalho, há também quem vai aproveitar de outras formas.

 

Dentre os 7% que levam a festa a sério, 5% optaram por brincar o Carnaval em bloquinhos; 1% vão desfilar em escola de samba e outros 1% vão para baile ou festa de Carnaval.

 

Com tantos dias de folga, viajar foi a escolha de 14%, sendo que 8% optaram por ir à praia; 5% para o interior; e 1% optaram por uma viagem internacional. Entre os indecisos estão 6% dos entrevistados.

 

“O Carnaval brasileiro é uma data tradicional, reconhecida mundialmente e, sendo este o primeiro após a pandemia, os brasileiros vão usar os dias de diferentes formas e há diversas oportunidades para o mercado. Para muitos, a opção é manter a rotina em casa e aproveitar os dias de folga para fazer atividades que gostam ou se aventurar por novidades, mas há também quem não vai deixar de aproveitar e cair na folia ou na estrada”, comenta Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.


O Bloco do Unidos do Sofá está formado!

Dentre os 68% que optaram por ficar em casa, as atividades são diversas, mas destes, 20% não querem fazer nada. Por outro lado, há quem já tenha algumas opções, como 46% que vão assistir filmes e colocar os episódios das séries em dia, um hábito que se tornou mais frequente e fortalecido durante a pandemia.


36% vão aproveitar o momento para brincar com filhos/pets; 25% vão usar os dias para fazer aquela faxina; 22% vão dormir muito. Também foram citados: ler um livro (11%); assistir aos desfiles pela TV (10%); se arriscar a cozinhar novos pratos (7%); estudar ou fazer algum curso online (7%); fazer pequenas reformas na casa e jogar (4%, cada).

 

E se o streaming vai substituir o samba no pé, quem está com tudo é a Netflix. A plataforma é a queridinha de 52% dos brasileiros que vão ficar em casa. Na sequência, formam o TOP 5 o Youtube (25%); HBO Max (15%); Prime (12%) e a Globo Play (11%).


Como se fosse o primeiro Carnaval…

Entre os 7% que definiram que vão pular e festejar de alguma forma, 18% afirmaram que se prepararam para este Carnaval. Além disso, 54% não dispensam a companhia dos amigos na hora da curtição; 36% querem aproveitar muito e 30% acreditam que as fantasias são essenciais nesses dias de folia.

 

Embora 17% afirmem que vão beber muito e curtir a festa, para 30% o preço das bebidas sempre é alto. Já 39%, estão preocupados com a segurança nas ruas.

 

Longe de casa no Carnaval

Aproveitar o feriado prolongado viajando foi opção de 14% dos entrevistados. Dentre eles, 78% elegeram o carro próprio como o meio de transporte escolhido. Os demais apontaram a viagem de ônibus (12%); avião (5%); carro locado, Uber, táxi e carona (1%, cada).

 

Para acompanhar durante a viagem, 57% vão com a família com filhos; 29% com parceiro(a); e 17% com amigos. Já 5%, vão cair na estrada sozinhos.


Samba no pé e celular na mão!

O celular é uma extensão do corpo e não vai ficar de lado mesmo no Carnaval. Para os dias de folia, 41% vão manter o uso habitual das redes sociais, mas 51% vão usar mais o Instagram; 45%, o Facebook; 29%, o Youtube; 15%, o Tik Tok; 8%, o Kwai; 5%, o Twitter e 1% LinkedIn. Apenas 2% afirmaram que não usam as redes sociais.

Dinheiro na mão é vendaval

Mesmo curtindo o feriadão, o gasto dos brasileiros será baixo, pois o bolso do brasileiro está apertado. Para economizar, 46% afirmam que não querem gastar nada além do que está incluso na rotina financeira e, por outro lado, apenas 1% vão “tirar o escorpião do bolso” e gastar acima de R$4 mil. No tíquete médio entre R$250 e R$2500, estão:

 

40% pretendem gastar até R$250;

7% entre R$250 e R$500;
3% de R$501 a R$1 mil;
2% de R$2500 a R$4 mil;
1% de R$1 mil a R$2500.

 

Descansar, curtir, se organizar 

Além dos blocos de rua, o feriado do Carnaval movimenta os brasileiros de diferentes formas. Quando perguntados sobre o que o feriado de Carnaval, as respostas são:

60% - descansar a mente;
31% - maratonar filmes e séries será minha rotina;

18% - bora organizar a vida e planejar os próximos meses;

14% - tempo de curtir a vida ao ar livre (parques, praia, campo)

10% - aproveitar para pôr a leitura em dia

6% - hora de curtir muito

5% - momento de celebrar a vida

2% - extrapolar, pois é o primeiro Carnaval após a pandemia

 

Depois de 2 anos

Quando perguntados sobre quais sentimentos vem à tona após dois anos sem as festividades carnavalescas, surgem diversas percepções. 33% relatam preocupação; 27% sobrevivência; 25% liberdade; 20% animação; 12% medo; 6% festivo; 5% saudades; 4% ansiedade; 4% euforia. 40% não citaram nenhum sentimento em especial.
 

Metodologia

O Pulso de Carnaval 2023 foi conduzido pela Hibou em parceria com a Score Retail Foram 1824 respostas válidas, sendo a faixa etária formada por 26% com idades entre 36 e 45 anos; 26% de 46 a 55 anos; 24% de 26 a 35 anos; 18% 56 anos ou mais e 7%, até 25 anos. A pesquisa foi feita por meio de painel digital, entre 26 e 29 de novembro de 2022, e apresenta 2,3% de margem de erro.


Sobre a Hibou
Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
 

Sobre a Score Retail

A Score Retail é uma empresa de data retail da B&Partners .co - The Growth Network que utiliza o embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação para desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. A Score Retail é especialista em remodelar a construção de marcas e experiências.