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sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Língua Portuguesa e Literatura

 ESSAS MENINAS ESSAS MENINAS 

 As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. 

 O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. 

 Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera a notícia do crime. 

O corpo da menina encontrada naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir. As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres. 

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 1985. Apud. Discutindo Língua Portuguesa. Ano 1, 5) 

1)  Um dos fatos linguísticos, de certa frequência no uso do português, é o emprego de palavra em função morfossintática que não lhe é peculiar. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa em que adjetivo é adverbializado

A) “As alegres meninas que passam na rua, ...” 

B) “Riem alto, riem musical, riem desafinado, ...” 

C) “Hoje de manhã estavam sérias, ...” 

D) “As alegres meninas [...] tornaram-se adultas ...” 


2) . A forma especial de narrar uma tragédia do cotidiano e os recursos linguísticos empregados pelo autor para mostrar a transformação das “alegres meninas” em “mulheres” evidenciam o uso da linguagem com a seguinte função: 

A) conativa. 

B) fática. 

C) metalinguística. 

D) poética. 


3)“Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; ...”. De acordo com a variedade padrão do português, o verbo dessa frase destacada do texto, se flexionado no mesmo tempo, na 1ª pessoa do singular, assume a forma: 

A) ria. 

B) ri. 

C) rie. 

D) rio.


4)  Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada estabelece coesão referencial

A) “As alegres meninas que passam ...”

 B) “... essas coisas sem importância.” 

C) “O uniforme as despersonaliza ...” 

D) “... era como se nunca mais voltasse ...” 


5. “O corpo da menina encontrada naquelas condições, em lugar ermo.” 

Qual das alternativas apresenta palavra que pode substituir à negritada nessa frase, sem prejuízo de sentido no contexto? 

A) distante. 

B) desabitado. 

C) perigoso. 

D) inacessível. 




“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura.
Em tristes sombras morre a formosura.
Em contínuas tristezas e alegrias. [...]”

(Gregório de Matos)

6) Nessa estrofe, o Cultismo, jogo de palavras tão caro aos barrocos se evidencia principalmente pela predominância da seguinte figura de linguagem. 

A) metáfora. 

B) metonímia. 

C) silepse. 

D) antítese. 


LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 07 E 08. 


“De tanto levar ‘frechada’ do teu olhar Meu peito até parece sabe o quê? ‘tauba’ de tiro ao ‘álvaro’ Não tem mais onde furar.” (Tiro ao Álvaro. Adoniram Barbosa) 

07) . Adoniram Barbosa resgatou, como poucos, a fala de grande parte do povo brasileiro. Nessa estrofe, de uma de suas mais conhecidas canções, ele mostra ‘frechada’ como variante de flechada. Essa variante consiste na troca de consoante: 

A) lateral por alveolar. 

B) bilabial por labiodental. 

C) linguodental por palatal. 

D) velar por alveolar. 


“De tanto levar ‘frechada’ do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê? ‘tauba’ de tiro ao ‘álvaro’
Não tem mais onde furar.”

(Tiro ao Álvaro. Adoniram Barbosa)

08) No segundo verso da estrofe de Adoniram Barbosa, a palavra “que” está acentuada graficamente. Avalie as seguintes afirmativas sobre esse fato: 

1- O emprego do acento gráfico está relacionado também ao acento de frase (frástico) do grupo de força de que faz parte o vocábulo. Nele, torna-se tônico; portanto uma ocorrência de natureza fonológica. 

2- O emprego do vocábulo “que”, no final da frase, confere-lhe tonicidade; portanto uma ocorrência inerente à sintaxe de ordem. 

3- Pode-se afirmar que essa acentuação gráfica justifica-se por ser uma ocorrência fono-sintática. 

São corretas: 

A) 1, 2 e 3. 

B) somente 1 e 2. 

C) somente 2 e 3. 

D) somente 1 e 3 .