1) Observe os trechos destacados em seus respectivos contextos:
I. ... permitir que nas democracias o bom cidadão pudesse defender seus pontos de vista falando bem?
II. Eles foram lá exercitar sua retórica, uma vez que as peças de defesa já haviam sido escritas e enviadas aos ministros do tribunal.
III. ...o que ele deveria ler para conseguir escrever suas sentenças no alto nível que as circunstâncias exigiam.
Esses trechos expressam, correta e respectivamente, as circunstâncias de
(A) meio, restrição e finalidade.
(B) modo, restrição e condição.
(C) meio, causa e condição.
(D) restrição, condição e finalidade.
(E) modo, causa e finalidade.
2) Como escrevo estas linhas no aniversário de Einstein (14 de março), nada mais apropriado do que celebrar a visão desse homem que tanto contribuiu para transformar nossa visão de mundo
O termo Como, em destaque no início do texto, estabelece entre as orações sentido de
(A) finalidade.
(B) causa.
(C) concessão.
(D) comparação.
(E) proporção.
3) (Vunesp) Considere as frases retiradas do texto:
• Tenho encontrado defensores e detratores apaixonados da obra do recifense.
• Encontro bem menos leitores.
Assinale a alternativa que apresenta a união dessas frases sem prejuízo ao sentido atribuído pelo autor.
(A) Tenho encontrado defensores e detratores apaixonados da obra do recifense, visto que encontro bem menos leitores.
(B) Tenho encontrado defensores e detratores apaixonados da obra do recifense, por isso encontro bem menos leitores.
(C) Tenho encontrado defensores e detratores apaixonados da obra do recifense, mesmo que encontre bem menos leitores.
(D) Tenho encontrado defensores e detratores apaixonados da obra do recifense, porque encontro bem menos leitores.
(E) Tenho encontrado defensores e detratores apaixonados da obra do recifense, no entanto encontro bem menos leitores.