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quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Conheça os benefícios da gamificação na sala de aula

 




Conheça os benefícios da gamificação na sala de aula


Jogos e atividades interativas estimulam curiosidade e empatia, além de tornarem o aprendizado mais eficiente e fácil
 

Engana-se quem pensa que jogos e estudos não combinam. Aliás, a estimativa é de que a gamificação no ensino tenha um crescimento de 15,4% até 2024. Os dados são do relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, empresa de pesquisa de mercado que identifica oportunidades para fornecedores de tecnologia de aprendizagem.
 

As razões para esse crescimento incluem o fato da gamificação ter se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, além de facilitar a assimilação do conteúdo, tornando o ensino mais efetivo e duradouro.
 

E entre os equipamentos que possibilitam isso estão as Mesinhas Digitais. Interativas, elas têm tecnologia touch e reconhecem, por exemplo, o toque humano, além de objetos de plástico, pincel, feltro, entre outros. Com elementos visuais de fácil compreensão, o dispositivo oferece atividades como jogos com diferentes níveis de aprendizado, entre outras possibilidades.
 

Para Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, esses recursos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento em sala de aula, tornando o processo mais envolvente, motivador e eficiente para as crianças. “Ao transformar as atividades educacionais em jogos interativos, como por exemplo, com a metodologia de gamificação, estimula-se o interesse, a curiosidade e a vontade do aluno de participar das atividades propostas. Elementos como desafios, recompensas, rankings, conquistas e níveis criam uma atmosfera divertida, o que promove o engajamento e a concentração”, explica.
 

Além disso, a executiva explica que a dinâmica dos jogos possibilita a superação de obstáculos e a conquista gradual de habilidades e conhecimentos, o que contribui para o sentimento de progresso e autossuperação. Ela ainda chama atenção para o fato de que, através dessas atividades, a criança pode se colocar no lugar de personagens, resolver desafios e vivenciar situações do mundo real, o que estimula a empatia e a compreensão das emoções e perspectivas dos outros.
 

“Outro benefício é o estímulo à colaboração e ao trabalho em equipe. Muitos jogos educacionais são projetados para serem jogados em grupo, o que favorece a interação social e a troca de ideias entre os alunos. A aprendizagem vira uma experiência mais prazerosa e significativa, favorecendo a construção do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação de estudantes mais engajados e motivados”, completa.
 

Do design ao play, na sala de aula e em casa

Por serem um produto educacional, as atividades das Mesinhas Digitais são desenvolvidas e implantadas com base em uma abordagem cuidadosa e planejada. O processo envolve algumas etapas importantes.
 

A primeira, de design e planejamento, tem uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, designers e programadores. Eles definem os objetivos de aprendizagem específicos de cada atividade, o público-alvo e os conteúdos que serão abordados, todos alinhados cuidadosamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 

Em seguida vem a fase de criação de narrativas e desafios feitos sempre buscando construções envolventes e desafios progressivos, com superação de obstáculos. Depois disso, são inseridos os elementos de gamificação como pontuações, níveis , conquistas e propostas de recompensas, para incentivar a participação dos estudantes e estimular a competitividade saudável.
 

Há ainda a fase de personalização e adaptabilidade, para que cada atividade consiga ser ajustada às habilidades e progresso de cada aluno, posteriormente, são elaborados planos de aulas e manuais pedagógicos para incentivar as práticas pedagógicas, por último vem a etapa de implantação nas mesinhas.
 

Estando pronto para uso, é importante dosar o tempo e os tipos de jogos, sempre de forma adequada a cada faixa etária, considerando as recomendações de especialistas em educação e saúde infantil, bem como as diretrizes pedagógicas das instituições educacionais.
 

Para crianças de 3 a 6 anos, é indicado oferecer atividades mais simples e lúdicas, que estimulem o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional, como jogos de memória, quebra-cabeças, atividades de cores, formas e histórias interativas.
 

Já para crianças de 7 a 12 anos, é possível introduzir atividades que trabalham outras habilidades, como jogos de matemática, língua portuguesa, ciências e resolução de problemas. Também é importante incentivar a imaginação através de jogos de construção e criação.
 

Veridiana Pruchaki, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Agudos do Sul, tem visto de perto a utilidade da Mesinha Digital em sala de aula. “É uma ferramenta excelente, porque a gente consegue desenvolver várias questões com nossos alunos, não só a educacional. Conseguimos ter uma interação com os estudantes, principalmente com os nossos autistas, estabelecer vínculos além das questões da alfabetização. Chama muito a atenção deles e conseguimos propor diversas tarefas diferenciadas”, conta. A instituição atende mais de 90 alunos com deficiência intelectual, autismo, paralisia cerebral e síndromes raras.
 

Independentemente da idade da criança, ressalta-se que o tempo de uso dos jogos e atividades digitais também deve ser monitorado, evitando excessos e equilibrando com outras atividades físicas e sociais. Nesse sentido, Liliane, da B2G, explica que não apenas os educadores, mas os pais também podem auxiliar no processo de gamificação e no tempo livre e de estudos das crianças em casa de várias formas, entre elas participando das atividades e conversando sobre os aprendizados. “Com uma abordagem equilibrada e envolvimento dos pais, a gamificação pode se tornar uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento das crianças também em casa”, finaliza.
 

Sobre a B2G

A B2G é uma empresa focada em negócios para governos e iniciativa privada, com atendimento e envio para todas as regiões do Brasil. Fundada em 2020, com sede em Curitiba (PR), atua no fornecimento de aparelhos e ferramentas tecnológicas educacionais, como mesas digitais interativas, lousas interativas, totens, displays e outros equipamentos personalizados.
 

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Assessoria de Imprensa B2G

Agência MAVERICK 360