Atividades como vista sensorial, oficinas e trilha ambiental e celebram o Dia Internacional dos Povos Indígenas e o Dia do Patrimônio Cultural
A Fundação Energia e Saneamento organizou uma programação especial em agosto para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, e o Dia do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto. A agenda inclui diferentes atividades nos três Museus da Energia da Fundação, em São Paulo, Itu e Salesópolis. As atividades incluem Visita Sensorial, Oficina Recriando Azulejos, Trilha Saberes Indígenas e o curso “Tombamento: História Preservada do Patrimônio de Salesópolis”, voltado para os membros do Conselho Cultural da cidade. As ações são gratuitas e os interessados precisam se inscrever para participar.
Na programação especial de agosto do Museu da Energia de São Paulo acontece a Visita Sensorial, uma oportunidade de conexão e imersão sensorial na história do espaço, do casarão e das origens do Museu. A atividade que ocorre em 19/08, às 14h, celebra a Jornada do Patrimônio e promove sensações entre sons, aromas e texturas.
A Jornada do Patrimônio tem como objetivo a valorização do patrimônio cultural do Município de São Paulo. É realizada pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural e é também uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. No ano de 2023 a Jornada leva o tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”.
O Museu da Energia de São Paulo é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. As inscrições para a Visita Sensorial podem ser realizadas pelo WhatsApp da unidade (11) 99169-8531 ou neste formulário.
Museu da Energia de Itu
O Museu da Energia de Itu promove a Oficina Recriando Azulejos no dia 12 de agosto, às 15h, para o público a partir de 7 anos de idade. O setor educativo do polo vai orientar os participantes sobre como observar e criar peças decorativas inspiradas em azulejos a partir de materiais de artesanato, como stencils, tintas e MDF. Os azulejos são elementos arquitetônicos com importância histórica e artística, surgiram no Oriente, foram levados para Portugal no século 16 e utilizados em fachadas de imóveis, técnica trazida também para o Brasil, embora não seja mais comum nas arquiteturas atuais.
O Museu da Energia de Itu é um patrimônio arquitetônico tombado que se destaca por sua fachada de azulejos portugueses. A oficina comemora o Dia do Patrimônio Cultural, que homenageia, desde 1998, o historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A data é uma oportunidade para debater os patrimônios materiais e imateriais como recursos preciosos no processo educativo. As inscrições para o evento devem ser feitas aqui.
Museu da Energia de Salesópolis
A programação de agosto do Museu da Energia de Salesópolis conta com a Trilha Saberes Indígenas, que ocorre em 12/08, às 10h, para o público a partir de 7 anos de idade. A atividade ambiental comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, e será realizada nas áreas verdes do Museu, na famosa Trilha da Figueira, permitindo ao visitante conhecer a rica biodiversidade desse bioma, e contemplar uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura. Durante a atração serão abordados conceitos indígenas da natureza e dos seres vivos, como a utilização do aguapé para produção de sal.
O Museu da Energia de Salesópolis está instalado em um parque formado por trechos remanescentes da Mata Atlântica. O Museu conta com uma usina hidrelétrica inaugurada em 1913 e o espaço oferece atividades educativas e culturais, com visitas orientadas e trilhas, tratando de questões sobre energia e meio ambiente. As inscrições para a Trilha Saberes Indígenas devem ser realizadas pelo Whatsapp da unidade (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org
Ainda em agosto, excepcionalmente no domingo do dia 13/08, a unidade estará aberta para visitação nos horários das 10h às 17h.
Serviço
Programação de agosto dos Museus da Energia da Fundação Energia e Saneamento
Museu da Energia de São Paulo
Ação Educativa Visita Sensorial
19 de agosto
14h
Classificação livre
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo
WhatsApp: (11) 99169-8531
E-mail: saopaulo@museudaenergia.org.br
Mais informações da unidade:
Museu da Energia de Itu
Oficina Recriando Azulejos
Atividade gratuita
12 de agosto
15h
Público a partir de 7 anos de idade
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu
WhatsApp: (11) 94805-4429
E-mail: itu@museudaenergia.org.br
Mais informações da unidade:
Museu da Energia de Salesópolis
Trilha Saberes Indígenas
12 de agosto
10h
Público a partir de 7 anos de idade
Inscrições pelo Whatsapp (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org
Museu aberto no dia 13/8 (domingo)
Funcionamento das 10h às 17h
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo
WhatsApp: (11) 99115-0020
E-mail: salesopolis@museudaenergia.org
Mais informações da unidade:
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
CESP
PATROCINADOR MASTER
CTG Brasil
APOIADOR
Bayer Brasil
Site:Link
Facebook:Link
Instagram: @museudaenergia
YouTube:Link